Núcleo ATS

Correção do fator de potência.

Correção do fator de potência.

Correção do fator de potência para qualidade da energia crítica para a operação eficiente do equipamento. Um elemento que contribui para a qualidade da energia é o fator de potência.

A Correção do Fator de Potência visa melhorar o fator de potência e, portanto, a qualidade da energia, utilizando capacitores para compensar cargas geralmente indutivas, por exemplo, motores. Os sistemas aumentam a eficiência do fornecimento de energia, proporcionando economia imediata de custos com eletricidade.

Quando a CFP é ideal para você? Você está experimentando …

  1. Falha de motor
  2. Falha de equipamento elétrico ou eletrônico
  3. Superaquecimento de transformadores, aparelhagem e cabeamento
  4. Desarme incômodo de disjuntores ou fusíveis
  5. Operação de equipamento instável
  6. Alto uso de energia e custos

Como funciona a correção do fator de potência?

O fator de potência é uma medida de quão efetivamente a energia de entrada é usada em seu sistema elétrico e é definido como a razão entre a potência real e aparente total, onde:

  • A energia Real é o que realmente alimenta o equipamento e executa um trabalho útil e produtivo.
  • A energia reativa é necessária para alguns equipamentos (por exemplo, transformadores, motores e relés) para produzir um campo magnético para operação; no entanto, ele não executa nenhum trabalho real.
  • A potência aparente é a soma vetorial da potência real e reativa e corresponde à potência total necessária para produzir a quantidade equivalente de potência real para a carga.

Correção do fator de potência pode ser necessária quando um sistema tem um fator de potência inferior a 90% (ou 0,9). Um fator de potência ruim pode contribuir para a instabilidade e falha do equipamento, bem como custos de energia significativamente mais altos do que o necessário, pois significa que mais corrente é necessária para realizar a mesma quantidade de trabalho. Ao otimizar e melhorar o fator de potência, a qualidade da energia é melhorada, reduzindo a carga no sistema de distribuição de eletricidade.

O equipamento atinge uma diminuição na quantidade total de demanda elétrica usando um banco de capacitores para compensar uma carga indutiva (ou reatores se a carga for capacitiva).

Em caso de dúvidas na aquisição de tranformadores de baixa tensão, consulte a Núcleo ATS Transformadores, localizada na Av. integração, 1344 – Jardim Laura – São Paulo.

Ligue: (11) 4038 7080 ou mande um e-mail: nucleoats@nucleoats.ind.br

Para Saber Mais Sobre :

Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!