Transformador para Ar Condicionado

Transformador para Ar Condicionado

Posso instalar um Transformador para Ar Condicionado?

Não é muito difícil encontrar um aparelho de ar condicionado com tensão diferente da fornecida pela concessionária. Isso pode acontecer em todo o lugar, mesmo existindo redes de duas tensões. Sendo assim, tecnicamente, deveremos considerar usar um transformador para ar condicionado.

Para aparelhos menores, como eletrodomésticos, essa é solução não é muito viável devido ao custo comparado ao aparelho a ser alimentado. Porém, usar um transformador para ar condicionado pode ser a melhor opção.

Abaixo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o que fazer se você adquirir um aparelho de ar condicionado com tensão diferente da rede elétrica local.

Ar condicionado 220V e rede local 380v, como proceder?

Se um ar condicionado 220V for instalado indevidamente em uma rede de 380V, o equipamento queimará. Isso acontece pois o aparelho estará operando em uma tensão elétrica bem maior do que a sua tensão nominal de trabalho.

Mas, atenção! Isso não significa que o ar condicionado não possa ser instalado. Ou seja, mas assim o equipamento, assim como todo aparelho elétrico, precisa ser instalado à uma rede adequada. Neste caso, a solução é solicitar um orçamento de um transformador para se realizar a adequação das tensões.

Veja as diferenças entre as Redes e Tensões:

  • Rede monofásica:
    A rede mono possui uma fase e um neutro. Ela pode ter a tensão de rede de 110 ou 220 Volts.
  • Rede bifásica:
    A rede bifásica tem três fios, sendo duas fases e um neutro. A tensão da rede pode ser de 127V / 220V ou 220V / 380V.
  • Rede trifásica:
    A rede trifásica tem quatro fios ou seja, três fases e um neutro. A tensão da rede varia entre 220V / 380V ou 380V / 480V.

O Transformador para Ar Condicionado

Ha dois tipos de transformadores. O primeiro é o Transformador Isolador, que apresenta os enrolamentos da bobina primária e secundária totalmente separados. Ou seja, isolados eletricamente, sendo conhecida tecnicamente por “isolação galvânica”. O segundo tipo é o autotransformador, que possui o enrolamento da bobina primária com o enrolamento da bobina secundária conectados eletricamente. Ou seja, não existe uma divisão entre as bobinas.

Posso utilizar um Transformador para Ar Condicionado ?

Se o seu aparelho for 220V e a sua rede 380V, por exemplo, você não poderá instalar o equipamento. A fim de resolver esse problema, as empresas e instaladores optam por usar um Transformador para Ar Condicionado específico para as tensões necessárias ao seu correto funcionamento.

Quais os riscos de se não usar um Transformador?

Além de adequar as tensões de Rede e de Trabalho, usar um transformador pode ser mais importante do que somente elevar ou abaixar a tensão, na prática o seu uso também aumenta a segurança no local.

Confira alguns riscos envolvidos na utilização de um aparelho de Ar Condicionado sem a presença de um Transformador:

  • Avarias devido a tensões indevidas;
  • Choques elétricos;
  • Acidentes e danos extensos causados por curtos-circuitos;
  • Danos permanentes por curto circuito ao seu aparelho e a instalação de alimentação.

Alternativas seguras:

Tecnicamente é recomendado o uso de um Transformador para Ar Condicionado. por segurança, se a tensão da rede for diferente da tensão nominal do aparelho. Para não ter que usar um transformador, pode-se adquirir um ar condicionado seguindo as tensões da rede local.

Use um Transformador para corrigir a tensão, sempre que necessário

A instalação de um transformador para ar condicionado é necessária sempre que seja preciso adequar as tensões, evitando danos e perda da garantia do seu equipamento.

Se pretende conhecer mais sobre o transformadores , entre em contato conosco através do telefone: (11) 4038 7080. Ou envie um e-mail para nucleoats@nucleoats.ind.br

Saiba mais sobre nossos produtos :

Transformador trifásico

Transformador Trifásico Para Energia Solar

Autotransformador Trifásico

Trafo Transformador

Transformadores Elétricos

Transformador Isolador

Transformadores

Saiba mais sobre nossos posts:

Conceitos de Energia Solar Fotovoltaica

Sistema fotovoltaico

Autotransformador

Eletromagnetismo

Referências Bibliográficas

Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!

Compartilhe agora mesmo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!