Transformador de potência à seco: O que é?

Transformador de potência à seco: O que é?

O que é transformador de potência à seco?

Transformador de potência à seco é um tipo de transformador que nunca usa nenhum líquido isolante onde seu enrolamento ou núcleo estão imersos no líquido. Em vez disso, os enrolamentos e o núcleo são mantidos dentro de um tanque selado que é pressurizado com ar ou somente impregnado de verniz.

Tipos de transformadores de potência tipo seco

O transformador de potência do tipo seco é de dois tipos. Eles são o transformador de potencia do tipo seco de resina fundida e impregnado de pressão a vácuo

Transformador à seco de resina fundida

O transformador do tipo seco de resina fundida é usado nas áreas propensas a alta umidade. É porque seus enrolamentos primários e secundários são encapsulados com resina epóxi. Este encapsulamento ajuda a evitar que a umidade penetre e afete o material do enrolamento. A proteção completa é alcançada por este encapsulamento de resina fundida para que o transformador possa trabalhar sem interrupções em áreas altamente sujeitas a umidade. Portanto, este transformador não é higroscópico.


Este tipo de transformador está disponível em classificações de 25 KVA a 12.500 KVA. com classe de isolamento de F (90 o C ).
Este tipo de transformador apresenta algumas vantagens. Eles são-

  1. Melhor sobre a capacidade de carga.
  2. Baixa descarga parcial junto com baixa perda. Portanto, a eficiência é muito boa.
  3. Como é com isolamento de enrolamento não inflamável, oferece risco zero de incêndio. Portanto, é adequado para instalação interna.
  4. Pode ser instalado ao ar livre em gabinete .
  5. E, claro, não higroscópico.

Transformador impregnado de pressão a vácuo

Este tipo de transformador é feito com o mínimo de material inflamável como isolamento dos enrolamentos. Os enrolamentos deste transformador são feitos em folha ou tira em camada contínua.

Mas para tensões mais altas, o enrolamento é feito de discos que são conectados em série ou paralelo de acordo com a classificação de potência com relação ao nível de tensão.


O isolamento do enrolamento é de impregnação livre de vazios, feito com resina de poliéster classe H. O enrolamento primário e secundário com núcleo são amarrados com segurança dentro de uma caixa de proteção a vácuo. A proteção contra entrada de umidade é alta e nunca é afetada pela umidade.

Este tipo de transformador está disponível de 5KVA a 30MVA com grau de isolamento F (155 o C) e H (180 o C). É com Proteção até IP56.
Este tipo de transformador apresenta várias vantagens. Eles são-

  1. Alta resistência mecânica.
  2. Isolamento livre de vazios.
  3. Sem flutuação de temperatura.
  4. Manutenção fácil.
  5. Menos sujeito a risco de incêndio.

Vantagens do transformador à seco

As principais vantagens do transformador à seco são fornecidas abaixo.

  • Segurança para pessoas e bens.
  • Solução livre de manutenção e poluição.
  • Instalação fácil.
  • A folga lateral é menor.
  • Ambientalmente amigável.
  • Excelente capacidade para suportar sobrecargas.
  • Custo reduzido em obras de instalação civil e sistemas de proteção contra incêndio.
  • Excelente desempenho em caso de eventos sísmicos.
  • Sem perigo de incêndio.
  • Excelente resistência a correntes de curto-circuito.
  • Longa duração devido ao baixo aquecimento térmico e dielétrico.
  • Adequado para áreas úmidas e contaminadas.

Desvantagens do transformador de potência à seco

Mas existem algumas desvantagens do transformador do tipo seco. Eles são-

  • O transformador de potência do tipo seco é de longa duração e com menos chance de falha do enrolamento. Mas, uma vez que ele falhe, toda a configuração deve ser alterada, ou seja, mudança completa do enrolamento de alta e baixa tensão com membro.
  • Para a mesma potência e tensão nominal, o transformador do tipo seco é mais caro do que o transformador refrigerado a óleo.

Aplicação de transformador de potência tipo seco

Os transformadores de potência à seco são amplamente utilizados em

  • Indústria química, óleo e gás
  • Áreas ambientalmente sensíveis (por exemplo, áreas de proteção de água)
  • Áreas de risco de incêndio (por exemplo, florestas)
  • Subestações no centro da cidade
  • Subestações internas e subterrâneas
  • Geração renovável (por exemplo, turbinas eólicas off-shore )

Fatores importantes para projetar um transformador à seco

Os parâmetros de projeto importantes para um transformador do à seco são fornecidos abaixo.


Escolha do tipo de isolamento


Geralmente, as classes F e H de isolamento de isolamento são usadas para isolar o enrolamento primário e secundário. É porque essas classes têm propriedades de resistência a altas temperaturas, ou seja, 155 o C para F e 180 o C para a classe H de isolamento. Geralmente verniz e resina de poliéster são usados ​​como isolamento do enrolamento. Além da capacidade de suportar temperatura, resistência mecânica; rigidez dielétrica e resistência ao choque térmico são as capacidades básicas que devem ser preenchidas pelo isolamento selecionado para os enrolamentos.


Seleção de material de enrolamento


Geralmente cobre e alumínio são usados ​​para fazer o enrolamento ou bobina. Embora o cobre seja melhor condutor, o transformador enrolado para condutor de alumínio possui baixo custo e peso. Para a mesma classificação de corrente , o condutor de cobre com menos seção transversal é usado como material de enrolamento no transformador. A bobina de cobre fornece mais resistência mecânica do que a bobina de alumínio.
Seleção do material do núcleo com baixa perda de histerese
A seleção do material do núcleo é muito importante no projeto do transformador. O material do núcleo deve possuir alta permeabilidade e menos perda histerese . Mas ambos não podem ser alcançados em nenhum material básico. Geralmente o aço silício, CRGO, etc, são usados ​​para permitir perda de histerese mínima com maior permeabilidade.


Regulação


Quando a tensão secundária do transformador cai abruptamente devido ao aumento da carga, essa regulação é chamada de regulação deficiente. A regulação deficiente é devido à reatância de fuga interna mais alta do transformador. Portanto, a reatância de fuga é mantida dentro de 2% durante o projeto.


Nível de isolamento


A vida útil do transformador depende da quebra do isolamento do enrolamento devido ao efeito do aumento da temperatura no enrolamento devido à sobrecarga. Normalmente, o isolamento das classes B, F e H é preferido para o transformador do tipo seco para suportar gradientes de temperatura mais elevados, incluindo a temperatura ambiente. Portanto, o projeto do transformador deve ser feito em relação ao aumento da temperatura da condição de operação em plena carga.


Perdas


Sem perdas de carga significam perda de núcleo e corrente parasita isso é independente da condição de carregamento. Mas no carregamento perda condição de cobre ocorre que inclui a perda de ferro para aumentar o valor de regulação da tensão, ou seja, má regulação de tensão .

A reatância de vazamento e a resistência do enrolamento devem estar dentro de um valor moderado para minimizar essa perda e melhor regulação da tensão, portanto, maior eficiência.


Sobrecarga


A condição de sobrecarga é prejudicial para o transformador por longos períodos. A sobrecarga é a causa do superaquecimento quando o transformador precisa atender à demanda de carga conectada. Consequentemente, uma grande quantidade de corrente causa perda de cobre no enrolamento, e isso causa danos ao transformador. Para resfriar o enrolamento, o sistema de resfriamento por ventilador é fornecido em um transformador de potência do tipo seco .


Fator K


É a capacidade de suportar o calor gerado pela corrente não senoidal no enrolamento do transformador. A onda senoidal pura não é obtida na forma de onda de tensão e corrente. É devido aos vários usos de dispositivos eletrônicos de hoje. Vários harmônicas estão presentes na forma de onda de tensão e corrente. O projeto robusto de um transformador fora do curso incomoda o fator K para fornecer vida longa ao transformador.


No projeto do transformador, o ajuste do nível de isolamento é um fator importante. Geralmente o nível de isolamento é escolhido de acordo com o nível de impulso básico e sobre tensão do sistema. O nível de isolamento forte aumenta a vida útil de um transformador.

Ligue: (11) 4038 7080 ou mande um e-mail: nucleoats@nucleoats.ind.br

Transformador Trifásico de baixa tensão  , de IP-00 , IP-23 e IP-65 nas tensões:

  • 220/380V
  • 440/220V ou 380/220V
  • 220/440V
  • 5KVA , 10KVA , 15KVA , 20KVA , 30KVA , 40KVA , 50KVA , 75KVA , 100KVA , 150KVA , 200KVA, 250KVA ,300KVA ,350KVA e 400KVA

Saiba mais sobre :

Autotransformador Trifásico

Transformadores

Saiba mais sobre nossos posts:

Conceitos de Energia Solar Fotovoltaica

Transformadores isoladores

Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!