Transformador Trifásico para Energia Solar

Transformador Trifásico para Energia Solar

Principalmente, devido ao crescimento do setor Fotovoltaico, a Núcleo ATS apresenta inúmeras soluções desenvolvidas por seus Engenheiros, em pesquisa e inovação. Desta forma, todas as necessidades deste setor são atendidas prontamente e exclusivamente na produção de Transformador Trifásico para Energia Solar.

Em primeiro lugar, os transformadores apresentam alto rendimento e confiabilidade, atendendo a todas as normas para os  sistemas fotovoltaicos  e  na alimentação dos inversores solares.

​           Certamente fabricados  com   alta  tecnologia,  os  transformadores   seguem rigorosamente as leis  e normas para entregar aos clientes produtos de excelente  desempenho, rendimento e seguros.​

Opção: Energia Solar

Primeiramente, a Energia Elétrica representa atualmente 17% da demanda total de energia mundial, devendo aumentar para 23% até 2050, segundo projeções da Agência Internacional de Energia em 2011. Afinal, com a elevação da demanda, a capacidade de geração também deve ser ampliada através da construção de novas unidades geradoras. Ou seja, se seguir o molde atual serão de grande porte e necessitarão de grandes linhas de transmissão e distribuição.

No entanto, este modelo está sendo questionado devido ao surgimento de novas tecnologias aliado à dificuldade crescente de financiamento de grandes centrais de geração e ao impacto ambiental causado por essas usinas. Dessa forma, a geração distribuída ou descentralizada é  vista como uma opção viável para a expansão do setor elétrico mundial. Enfim, principalmente através da exploração das energias solar, eólica e da biomassa.

Sendo assim, dentre as energias renováveis que vem apresentando um efetivo crescimento mundial nas últimas décadas, está a energia solar fotovoltaica. Primeiramente, por possibilitar a geração de energia elétrica de forma distribuída, não necessitando, portanto, de extensas linhas de transmissão e distribuição. Em segundo lugar, por ser uma fonte silenciosa, que possibilita a instalação de sistemas de diferentes potências e ainda por integrar-se à edificações no meio urbano, sem necessitar de áreas extras para sua instalação.

Porque usar um Transformador Trifásico para Energia Solar?

  • O Inversor deve possuir transformador?

Em suma, dependendo da tecnologia dos painéis fotovoltaicos utilizados no sistema de microgeração, pode ser necessário instalar um inversor com transformador. Visto que o modelo recomendado para esse tipo de aplicação é o Transformador Trifásico Isolador. Seja como for, em caso de qualquer dúvida sobre a topologia do inversor, contate a Núcleo ATS.

  • É necessária a instalação de um Transformador de Acoplamento?

Certamente, para microgeradores conectados em baixa tensão, o transformador de acoplamento é desejável, mas não obrigatório. Em outras palavras, o Transformador Trifásico para Energia Solar é responsável pela adequação das impedâncias da instalação com a rede, aumentando o rendimento do sistema e também é produzido pela Núcleo ATS.

Dúvidas Frequentes

Projeto de Transformador Trifásico para Energia Solar

  • Qual é a potência máxima do sistema de geração para conexão em baixa tensão?

Primeiramente, a potência instalada máxima permitida para conexões em baixa tensão é de 75 kW. Em sistemas com potência instalada inferior a 15 kW podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Enquanto que em sistemas com potência instalada entre 15 kW e 25 kW podem bifásicos ou trifásicos, e sistemas com potência instalada superior a 25 kW devem ser trifásicos.

  • É possível instalar um sistema de microgeração com potência instalada superior à carga instalada da unidade consumidora?

Em síntese, o consumidor deve solicitar um aumento de carga instalada. Para isso, pode ser necessária a alteração na forma de fornecimento da unidade consumidora. Por exemplo, uma unidade consumidora com fornecimento bifásico que solicitar a instalação de um sistema de geração com potência instalada entre 25kW e 75 kW passará a ter fornecimento trifásico. Da mesma forma, uma unidade consumidora atendida em baixa tensão que deseje instalar um sistema de geração com potência instalada superior a 75 kW passará a ser atendida em média tensão. Por certo, nesses casos, aplicam-se os critérios de participação financeira do consumidor previstos na Resolução Normativa ANEEL nº 414.

  • É possível solicitar a conexão de um sistema de geração em uma nova unidade consumidora?

Sim. A solicitação de acesso deverá ser encaminhada junto com o pedido de ligação.

Procedimentos

  • Quais são os documentos necessários para a solicitação de acesso de um sistema de microgeração?

Antes de mais nada, são necessários os seguintes documentos: Formulário de Solicitação de Acesso (disponível no Anexos 2 e 3 da normativa de acesso), ART de Projeto do Responsável Técnico pelo projeto, Diagrama Unifilar das instalações e Memorial Descritivo contendo dados do inversor (mais informações sobre os inversores a seguir), e dos demais equipamentos (placas solares, DSV, DPS, disjuntores, fiação, etc). Importante: Não serão analisadas solicitações de acesso sem a apresentação da ART

  • É necessário trocar o medidor existente? Será utilizado um medidor bidirecional ou dois medidores unidirecionais?

Sem dúvida é necessária a troca do medidor unidirecional existente por um medidor eletrônico bidirecional.

A instalação do DSV não é obrigatória, ficando a critério do projetista a instalação de um dispositivo com essa finalidade.

  • Quais os documentos necessários para a solicitação de vistoria?

Primeiramente, são necessários os seguintes documentos: Formulário de Solicitação de Vistoria (disponível no Anexo 4 da normativa de acesso), ART de Execução do Responsável Técnico pela execução dos serviços e levantamento fotográfico das instalações.

Faturamento

  • Como será feito o faturamento?

O medidor utilizado em unidades consumidoras com sistemas de microgeração possui dois registros: um da energia entregue à unidade consumidora pela Concessionária de Energia (consumo) e outro da energia entregue pela unidade consumidora ao sistema elétrico (geração). Logo após cada período de faturamento, a Concessionária de Energia fará a leitura desses dois registros, sendo cobrada do consumidor a diferença entre consumo e geração.

Será cobrado o consumo mínimo, de acordo com o tipo de instalação, nos casos em que o consumo verificado for inferior ao consumo mínimo ou em que a geração seja maior do que o consumo.

  • O que acontece quando a geração for maior do que o consumo?

O consumidor passará a ter um crédito de energia junto à Concessionária de Energia.

Créditos de Produção

  • Como serão utilizados os créditos obtidos?

Os créditos obtidos em um período de faturamento serão utilizados para compensar o consumo nos períodos subsequentes. Sendo assim, esses créditos podem ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades consumidoras da Concessionária de Energia. Desde que possuam o mesmo CPF ou CNPJ, esses créditos podem ser distribuídos.

Todavia, a ordem de prioridade das unidades que terão o consumo compensado deverá ser definida pelo acessante. Antes de tudo, a unidade consumidora na qual se encontra instalado o sistema de geração deverá ser a primeira a ter seu consumo compensado.

  • Os créditos possuem validade?

Sim, os créditos de energia obtidos devem ser compensados em no máximo 36 (trinta e seis) meses. Após esse período, perdem a validade. Consultar a Concessionária de Energia local para se certificar deste prazo.

  • Como será cobrado o ICMS ?

O ICMS será cobrado sobre toda a energia consumida, independente do saldo (diferença entre consumo e geração) verificado ao final do período de faturamento.

 A Núcleo ATS atende a todas as normas de Projeto e Produção elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que garante a eficiência, qualidade e segurança para os Transformadores para Inversores em Plantas de Geração de Energia Solar.

A Núcleo ATS Transformadores está localizada na Av. integração, 1344 – Jardim Laura – São Paulo.

Ligue: (11) 4038 7080 ou mande um e-mail: nucleoats@nucleoats.ind.br

Saiba mais sobre :

Transformador trifásico

Autotransformador Trifásico

Trafo Transformador

Transformadores Elétricos

Transformador Isolador

Transformadores

Saiba mais sobre nossos posts:

Conceitos de Energia Solar Fotovoltaica

Sistema fotovoltaico

Transformador de corrente

Autotransformador

Eletromagnetismo

Transformadores isoladores

Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!