Transformador Trifásico

Construção de um transformador trifásico
Um Transformador trifásico é usado para transferir uma grande quantidade de energia. O transformador trifásico é necessário para aumentar e diminuir as tensões em vários estágios de uma rede de sistema de energia. O transformador trifásico é construído de duas maneiras.
- Três transformadores monofásicos separados são adequadamente conectados para operação trifásica.
- Um único transformador tri no qual os núcleos e enrolamentos de todas as três fases são fundidos em uma única estrutura.
O transformador tri pode ser usado como um transformador trif quando seus enrolamentos primário e secundário estão conectados um ao outro. A alimentação do transformador trifásico tem muitas vantagens em comparação com três unidades monofásicas, uma vez que requer muito menos espaço e também é muito mais leve, menor e mais barato. O transformador trif é classificado principalmente em dois tipos, ou seja, o transformador do tipo núcleo e o transformador do tipo casca.
Transformador trifásico tipo núcleo
Considere um transformador do tipo de núcleo trifásico três posicionado a 120 ° um do outro. Se as tensões senoidais trifásicas balanceadas forem aplicadas aos enrolamentos, os fluxos φ a , φ be φ c também serão senoidais e equilibrados. Se as três pernas que transportam esses fluxos forem combinadas, o fluxo total na perna mesclada torna-se zero. Esta perna pode, portanto, ser removida porque não carrega nenhum fluxo. Esta estrutura não é conveniente para o núcleo.
O núcleo do transformador trifásico é geralmente composto de três membros no mesmo plano. Isso pode ser construído usando laminação de pilha. Cada perna deste núcleo carrega o enrolamento de baixa e alta tensão. Os enrolamentos de baixa tensão são isolados do núcleo do que os de alta tensão.Os enrolamentos baixos são colocados próximos ao núcleo adequado entre o núcleo e os de baixa tensão. Os enrolamentos de alta tensão são colocados sobre os enrolamentos de baixa tensão com isolamento adequado entre eles. Os caminhos magnéticos da perna a e c são maiores do que a perna b, a construção não é simétrica e há um desequilíbrio resultante na corrente de magnetização.
Transformador empilhamento
O transformador pode ser construído empilhando três transformadores monofásicos . A direção de enrolamento da unidade central b é feita em oposição àquela das unidades a e c. Se o sistema estiver balanceado com a sequência de fase abc, o fluxo também será balanceado
A magnitude desse fluxo combinado é igual à magnitude de cada um de seus componentes. A área da seção transversal da culatra combinada é a mesma da perna externa e das seções superior e inferior . O desequilíbrio no caminho magnético tem muito pouco efeito no desempenho dos três transformadores . Os enrolamentos do transformador são conectados em delta ou estrela, conforme desejado.
Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!
Saiba mais sobre :