Transformadores

Transformadores

Muitas pessoas têm hoje em dia dependem plenamente da energia elétrica, especialmente porque nos dias atuais vivemos rodeados de equipamentos eletro-eletrônicos. Se bem que, a maioria das pessoas não sabe que existem equipamentos específicos para disponibilizar essa energia elétrica de forma adequada ao seu uso. Em suma, os equipamentos em questão são os transformadores .

A princípio, a melhor forma de se conhecer os transformadores seria analisando a sua utilidade, demostrando como eles devem ser empregados para garantir um bom fornecimento de eletricidade.

O que são?

Nada mais são que equipamentos utilizados na adequação dos valores de tensão e de corrente de acordo com a necessidade da aplicação. Além disso, os Transformadores são utilizados para alteração das impedâncias dentro dos circuitos elétricos, sendo de fundamental no projeto de sistemas elétricos.

Em princípio, se tratando de historia, o transformador foi inventado no ano de 1831 pelo físico e químico inglês Michael Faraday, sendo utilizados até hoje, amplamente, em sistemas elétricos.

Em síntese, os Transformadores são formados por dois componentes:

  • Enrolamentos (constituídos por bobinas que normalmente são feitas de cobre ou alumínio, cobertos de verniz sintético que funciona como isolante).
  • Núcleo (geralmente feito de material ferromagnético e que tem como principal função concatenar o fluxo magnéticos entre os enrolamentos primário e secundário).

Tipos e utilizações de Transformadores

Existem diversos tipos utilizados nos dias de hoje, sendo que eles são classificados de acordo com alguns critérios específicos. Por exemplo, podemos destacar: utilização, tipo, número de fases, material do núcleo, etc.

Em se tratando da utilização, podemos classificar entre:

  • Transformadores para ar condicionado,
  • Transformadores de energia,
  • Transformadores de corrente,
  • Transformadores de distribuição,
  • Transformadores de força,
  • Transformadores de potência.

Quanto ao material do núcleo, temos: núcleo de ar e núcleo ferromagnético.

Quanto ao tipo:

Considerando o número de fases:

  • Monofásicos;
  • Trifásico;
  • Polifásico.

Os transformadores de potência são os mais conhecidos, sendo os mais amplamente empregados comercialmente. Logo que eles têm como principal função alterar os potenciais elétricos (rebaixar ou aumentar a tensão). Em outras palavras, também conseguem elevar ou reduzir a corrente de um circuito. Além disso, não há alteração da potência do circuito elétrico.

Desse modo, podem ser divididos dois grupos:

  • Transformador de força;
  • Transformador de distribuição.

Em suma, é possível garantir, que as tensões e correntes sejam controladas antes de serem disponibilizadas a aplicação final, por questões de segurança.

Seja como for, se quiser saber mais, aplicações e características. Entre em contato conosco através do telefone: (11) 4038-7080.

Ou envie um e-mail para nucleoats@nucleoats.ind.br  que teremos imenso prazer em lhe atender e disponibilizar as melhores opções comerciais.

Saiba mais sobre :

Transformador trifásico

Autotransformador Trifásico

Trafo Transformador

Transformadores Elétricos

Transformador Isolador

Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin