Vida de um transformador ?

Expectativa de vida média de um transformador
Em resumo, “até que falhe”, pois alguns dos transformadores ainda estão em operação após a aposentadoria legal dos engenheiros e técnicos da fábrica.
Quando um transformador é operado sob condições básicas de carregamento ANSI / IEEE ( ANSI C57.96 ), sua expectativa de vida normal é de 20 a 30 anos. As condições básicas de carregamento ANSI / IEEE para o Transformer são:
- O transformador é carregado continuamente em kVA nominal (kilo Volt Ampere) e tensões nominais (o transformador deve ser operado na tensão nominal e kVA)
- A temperatura média do ar ambiente durante qualquer período de 24 horas é igual a 30 ° C (86 ° F) e em nenhum momento excede 40 ° C (104 ° F).
- A altura em que o transformador está instalado não excede 3300 pés ou 1000 metros.
Vida normal do transformador tipo seco de refrigeração a ar
Os transformadores a seco estão por toda parte. Eles parecem inocentes (mas não são). A maioria das pessoas ao redor pensa que são caixas de metal com um zumbido. Lembre-se de que esses tipos de transformadores são fatais.
A vida útil média dos transformadores de uso geral para uso seco é superior a 25 anos. Se um transformador do tipo seco, refrigerado a ar, operar sem poeira, bem ventilado, evitando impactos diretos, poeira, umidade e umidade com parâmetros nominais, ele pode durar mais de 35 anos e mais de 50 anos.
A vida útil normal do transformador refrigerado a ar fechado Indore de 100kVA é superior a 60 anos, pois são bem mantidos e operados com parâmetros nominais e instalados em salas elétricas.
Normativa ANSI
De acordo com a norma ANSI C57.12.96, a expectativa de vida de um transformador de distribuição tipo seco de baixa tensão pode ser de 20 a 30 anos ou até mais em várias condições de carregamento. A idade exata da vida útil de um transformador depende de vários fatores, como várias cargas, qualidade de fabricação, classes de isolamento e condições ambientais, etc.
Como o transformador a seco é um dispositivo estático sem partes móveis, ele possui uma vida útil livre de problemas em condições operacionais normais. Existem várias classes de isolamento, como Classe A (105 ° C), Classe B (130 ° C), Classe F (155 ° C), Classe H (180 ° C) e Classe R (220 ° C) e a adequada deve ser selecionado de acordo com as necessidades e o projeto para operação e vida útil confiáveis do transformador.
De acordo com a pesquisa da TEPCO (Tokyo Electric Power Company), a expectativa de vida é de 65 e 75 anos para o transformador de distribuição na rede atual.
Saiba mais sobre :
Transformador trifásico
Saiba mais sobre nossos posts:
Conceitos de Energia Solar Fotovoltaica
Aproveite e curta nossa página no instagram , facebook e Linkedin!